quarta-feira, 18 de julho de 2007

nova atualização
19h:29

se sou louca, não estou louca sozinha, também não sou a mais perigosa. esta é uma tragédia de implicações políticas sim! se não posso me posicionar sobre a dor dos que perderam seus parentes e amigos, e pais e filhos, primos, tias... se não posso fazer isso simplesmente porque seria ridículo; eu não posso entender o que estas pessoas estão sentindo, não posso con-doer-me nesse sentimento incomensurável, só posso intuir... só posso então exprimir minha revolta como ser humano e como cidadã diante de um governo desgovernado, irresponsável e desrespeitoso. quem sabe assassino? por que é mais correto que eu permaneça calada e chore? em menos de 10 meses foram dois desastres aéreos de proporções catastróficas que deixaram à nu uma crise aérea que parece não dar ainda sinais de cansaço. o que indica que este será o último desastre? o que? acredito na democracia, acredito que, se eu não permanecer calada sob uma manta de humanismo, vou estar fazendo a minha parte. e tenciono fazer a minha parte não porque sou muito boa, nem por ser mais ou menos boa. mas é porque amanhã pode ser você que é meu amigo, pode ser eu, pode ser a minha mãe, o meu vizinho, o meu amante. Durkheim!
e não é um problema só da classe média. é problema daselite? alguns dos meus colegas de curso têm dito isso: é um problema da elite, só dão importância porque os caras têm grana porque se fosse lá no morro ninguém ia se importar. belos rebeldes humanitários... é problema da elite porque não tem nada a ver com violência. se fechar os olhos pra 200 vidas não é uma violência, preciso rever todos os meus conceitos filológicos.
como sempre, me alonguei mais do que desejaria. peço desculpas porque penso até decentemente, mas só falo merda.
deixo que o Reinaldo continue se alongando por mim, porque já não posso mais e porque eu nunca soube o que dizer em hora nenhuma.

EXPLORAÇÃO DA TRAGÉDIA
Um leitor de nome Flávio, que está sempre por aqui, me manda o seguinte comentário:
Olha, Reinaldo, isso que você está fazendo é uma irresponsabilidade! Está se aproveitando de uma tragédia terrível para fazer campanha anti-Lula. Quero que o Lula se dane, tanto quanto você, mas nem se sabe se o acidente ocorreu devido à crise aérea. E se foi um problema com os freios da aeronave, por exemplo? Como é que vai ficar a sua cara? Pare de se aproveitar do acidente e deixe de usar as vítimas para campanha política!!
Respondo
1 – Como fica a minha cara é problema meu. Não me diga que você está preocupado com a minha reputação;
2 – Se você leu direito o que escrevi até aqui, viu o óbvio: o que eu critiquei, no que respeita às autoridades, foi o fato de que a Infraero não sabia nem mesmo o nº do vôo quase 50 minutos depois do acidente;
3 – Lula não concorda com você. Tanto é, que reuniu o “gabinete de crise”. Pra quê? O que o governo federal tem a ver com acidente aéreo?
4 – Eu não quero que o Lula se dane. Eu quero que ele governe

Por Reinaldo Azevedo | 21:32 de ontem

A ORDEM É MORRER CALADO E FICAR DE LUTO EM SILÊNCIO
O que vocês esperam? Que alguém venha a público dizer que o agora maior acidente aéreo brasileiro (o nosso último “maior” tinha apenas 10 meses) foi causado, entre outros fatores, pela pista inadequada, sem as devidas ranhuras? Isso não vai acontecer. Até hoje, na tragédia dos 154 mortos da Gol, não se deu o devido peso à coisa mais óbvia do mundo: o Boeing tinha comunicação com a torre, e sabia-se que o Legacy poderia estar na contramão. Bastava ordenar então ao avião da empresa brasileira: “Suba, desça ou vá para o lado”. E aquelas pessoas estariam vivas. Em vez disso, as responsabilidades se diluem nas repisadas "múltiplas causas" que provocam um acidente aéreo. O estado sempre livra a própria cara.

Reitero o que escrevi ontem em muitos posts: ainda que se venha a provar — é o que está para acontecer — que o piloto praticou uma barbeiragem, a Infraero demorou 50 minutos para divulgar o nº do vôo. Não! Não se tratava de uma informação que estava presa em algum filtro, em algum mecanismo de controle. Era desconhecimento mesmo. Tanto é assim, que se chegou a divulgar que o vôo era o de nº 5018. Em seguida, outra informação: seria uma pequena aeronave, não um avião grande. E, finalmente, quase uma hora depois, a informação correta do vôo ao menos.

Ora, isso é indício de um estado de coisas, não fosse suficiente a balbúrdia que se verifica diariamente nos aeroportos em razão da falta de comando, da infra-estrutura precária, de um controle aéreo completamente rendido à militância sindical. Lula tem alguma coisa com isso? Ele também deve achar que sim, não é? Ou não teria reunido o tal “Gabinete da Crise”. Reunião para quê?
Por Reinaldo Azevedo | 03:52 de hoje

O QUE DERRAPA É A VERGONHA NA CARA

Pô, claro, vejam só, é evidente. É claro que a culpa é do piloto. Assim como a culpa pelo acidente com a avião da Gol era “duzamericânu”. Lembram-se o que escrevi aqui a respeito faz três ou quatro dias? O estado brasileiro gosta de se responsabilizar é pela morte de terroristas que assaltam quartéis, matam pessoas e viram heróis.
Já se você é um trouxa inocente, que tem a grande ousadia de pegar um avião no Ponto A com a esperança de chegar ao Ponto B, vire-se. Como escrevi ontem, “relaxe e morra”.
Como é mesmo o mantra que os petralhas começaram a recitar? “Se tivesse havido aquaplanagem, a aeronave, em vez de seguir em linha reta, teria derrapado, quem sabe dado cavalo-de-pau...” Entendo. “Se uzamericânu estivessem com o transponder ligado, blá, blá, blá”.
O fato é que um órgão do governo federal liberou uma pista sem condições técnicas de operação em dias de chuva. Ontem chovia. A pista não foi fechada. Um sinal de advertência tinha sido dado no dia anterior: outra aeronave havia derrapado. Como é fato, no acidente anterior, que a torre poderia ter mudado a faixa em que voava o avião da Gol. Mas temos de enfrentar esse espetáculo de hipocrisia e autocomplacência.
O que derrapa no país é a vergonha na cara.

Por Reinaldo Azevedo | 14:56 de hoje in Veja online blog

7 comentários:

Carola disse...

Oquei Priss. Tem meu ponto de vista dessa história relatado em seu post.

As melhores partes:
1 - A Ironia da Vida é Foda - um cara da infraero deu entrevista num jornal ao meio dia dizendo que a pista estava em condições de uso.
2 - Eram... 155... não, 180! Isso! - foda não saberem o número de passageiros dentro do avião. Informações desencontradas / gente indo e vindo.

No final é ironico mesmo.
Belo post querida. Eu concordo em grande parte com o que você escreveu.

Carola disse...

Ah, é dele... estou indo conferir o blog dele.

Anônimo disse...

Pri, vi o blog do Reinaldo... partilho de suas mesmas opiniões... só não partilho de sua inteligência. Portanto, venho aqui apenas para reiterar a indicação de leitura e para deixar manifesta a minha indignação com essa falta de pudor, desrespeito, calhordice (...), por parte das autoridades do nosso país.

Ah! acho importante a argumentação de um dos comentadores do blog dele, sobre a possibilidade de "erro-humano" que a imprensa está veiculando para isentar as autoridades de responsabilidade sobre a tragédia. Vou procurar e colo aqui em baixo, ou o link ou o próprio comentário... Se vc permitir, é claro!

Beijocas

Anônimo disse...

Segue o link para o texto "Nem vem, que não tem: não matei ninguém. Nem por ação nem por omissão."

Um dos últimos comentários (anônimo)é sobre a gravação feita pela Infraero que está sendo veiculada junto com a argumentação de "erro humano".

Anônimo disse...

ai bodega... esqueci o link!

http://veja.abril.com.br/blogs/reinaldo/2007/07/nem-vem-que-no-tem-no-matei-ningum-nem.html

Carola disse...

Priss
maravilhoso o blog do Reinaldo. virei fã!
valeu a indicação!

Prill disse...

carola
o reinaldo é realmente muito esclarecedor, muito ventilado. ultimamente só o que vemos são repetições de repetições ditas por alguém.. idéia rarefeita. enfim. obrigada pelos comentários. estou completamente surpresa de descobrir que, além de vc não ser da petralha, é de esquerda. um choque delicioso.

beijos

belle obrigada, obrigada. suas contribuições são sempre perfeitas. mil beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...