terça-feira, 2 de outubro de 2007

SAC Limão Expresso: estaremos escrevendo

Contundente é a alforria de Severina Crioula datada de 1850. Segundo o senhor, esta “ha muito tempo que goza de sua liberdade debaixo de minha tutela”, recebe então a carta com a condição de prestar obediência a seu antigo proprietário “quer seja conservando-se nesta ou em outra qualquer parte que eu determinar, ate que fique habilitada para poder tratar de si (...) , a de Juliana Crioula estipula em sua condição que esta “deve residir a mais de 1 légua do senhor por causa dos seus defeitos”. Já a carta de Luiza Conga, de 1851, tem como “expressa condição, que a escrava nunca mais apareça na casa do senhor”, o que instiga é o motivo: “porque a escrava vai casar com Bernardo Dias de Lima”.
Caríssimos (já disse que me sinto S. Paulo toda vez que digo "caríssimos"?)
Venho por meio desta estar me desculpando pelas postagens chatíssimas, enfadonhíssimas dos últimos dias - que acabou enveredando por uma pequena fase preto&branco pseudo-ruim. Não tenho como me explicar; isso aqui é ruim mesmo. Se por algum tempo eu tive ilusões de que não fosse, elas estão meio em crise existencial. De qualquer sorte (ou azar), como alguns sabem e outros não, estarei escrevendo minha monografia em História (ou TCC, como você chamar aí na sua casa) nesses próximos dois meses e não tenho andado com a cabeça mais refrescada para escrever algo que faça, minimamente, sentido. Não estou dizendo que vou me ausentar, pode ser que eu escreva ainda todos os dias, mas só vou estar escrevendo essas coisas rarefeitas; "correndo atrás do rabo". Quero dizer, nada especial.
Bom, agora estarei precisando ir voltar a estar lendo minhas cartas de alforria. Faltam ainda alguns milheiros pra eu começar a terminar minha listagem de casos instigantes envolvendo senhores e escravos no Império do Brazil...

2 comentários:

Anônimo disse...

História? Uma historiadora e que ainda escreve assim? Nossa...

Eu, particularmente, não tenho do que reclamar sobre as últimas coisas.

=)

Anônimo disse...

Ohh, mais uma particularidade parecida.
Tb faço Historia!
Bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...